Pesquisar

sábado, 28 de novembro de 2009

Cursos à distância da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Institucional


O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi estruturado, em 2005, para dar suporte aos cursos já existentes na universidade e implementar e coordenar novos cursos de educação a distância na instituição. O NEAD assumiu a responsabilidade de assessorar e prestar consultoria aos projetos de EAD, realizar atividades, pesquisas e produtos voltados para a modalidade de ensino, além de auxiliar e fomentar o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de aprendizagem.



São dois os principais desafios do NEAD: construir um processo sólido e integral, que resulte em formação credível e de qualidade, através das novas tecnologias, e desmistificar a idéia de ineficiência pedagógica da educação não-presencial, expandindo com seriedade e competência a educação a distância, que forma profissionais de qualidade e preparados para o mercado de trabalho.



Após a implantação do Sistema UAB no final de 2006, o número de alunos, de cursos e de polos coordenados pelo NEAD/UFJF aumentou significativamente. No segundo semestre de 2008, o número de polos assistidos triplicou, passando de sete para 25, e os cursos de graduação e pós-graduação passaram para aproximadamente 2150 alunos.


Polos


Os cursos a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) funcionam com o apoio de pontos chamados Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os polos são espaços físicos mantidos por prefeituras ou governos de estado que oferecem infra-estrutura física, tecnológica e pedagógica.

Nestes espaços os alunos podem acompanhar os cursos e realizar as atividades presenciais. Atualmente, o NEAD coordena 25 polos que estão distribuídos, estrategicamente, por todas as regiões de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário